segunda-feira, 1 de abril de 2013

Tartaruga Tigre d’ água


De fato as tartarugas aquáticas são uma ótima escolha para quem procura um bicho de estimação que não da muito trabalho, não exige muito de nossa atenção, não faz barulho nem bagunça e ainda por cima que tem um custo fixo relativamente baixo.
Porém temos que nos atentar a um fato muito importante, essas tartarugas lideram no ranking de animais que sofrem com o contrabando atualmente. Muitas delas nem chegam vivas, são colocadas em fundos falsos de latas de tintas, dentro de malas e são muito maltratadas muitas não chegam vivas. É uma realidade muito triste que vivemos e só depende de nós para fazer com que isso mude, depende da nossa colaboração na hora de adquirir o animal exigir todas as documentações que mostram que os animais são legalizados pelo IBAMA, exigir uma nota fiscal da loja e também denunciar qualquer coisa que vemos e que infringi a lei.
Sempre que for adquirir o animal repare se ele não esta machucado, se os gomos do casco estão bem desenhados e bem durinhos, se o animal apresenta as cores bem vibrantes precisamos garantir de alguma forma que o local não maltrate o bicinho.



Quanto a acomodação do animal é preciso providenciar um aquaterrário , que consiste de um aquário que possuem uma parte seca e outra não.Você pode começar com um pequenininho já que sua tartaruga vai ser pequena porém a medida que ela cresce você deverá aumentar o tamanho do aquaterrário.Você encontra esses aquaterrários em lojas grandes de animais.
Dentro dos aquaterrários você vai precisar da iluminação, que compreenderá o período do dia e uma parte da tarde, essa luz até pode ser natural, porém, o ideal é colocar uma lâmpada fluorescente com radiação UVB para ajudá-los a absorver a vitamina D3 uma das principais para obetnçãop de cálcio.
Outro ponto importante a ser considerado é a temperatura, que como já dissemos as tartarugas são ectotérmicos e precisam manter sua temperatura, que deve estar em torno de 22 à 25º C durante a noite e até 32ºC durante o dia, porém sempre é bom conferir com um termômetro.

Alimentação

A alimentação constitui basicamente de alimentos encontrados em lojas de animais além de um preço bacana, eles já vem balanceados para o animal, além de ter todos os nutrientes que o bicinhos vai precisar. Pedaços de carne bovina, frango, peixes, crustáceos grilos e outros até podem ser dados, porém vai ter que ser em tamanhos pequenos e moderadamente.
Um animal muito legal de se ter, embora não exija muita atenção nem cuidados especiais devem ser tratados com todo amor e carinho, procurar fazer de tudo pelo conforto pelo bichinho.

De quanto em quanto tempo eu devo trocar a agua do meu aquario ?

O certo é você fazer a troca parcial(50%) da água do aquário de 15 em 15 dias
Sobre quanto tempo posso deixa-la exposta ao sol  e sobre como alimentar?

Então se tratando de uma tartaruga d’água a recomendação não é muito tempo não uns 10 minutos por dia no sol da manha é o suficiente. Quanto a alimentação é a ração mesmo em granulos umas duas vezes por dia e a porção deve ser proporcional ao seu tamanho.
COMO SABER QUAL É MACHO E QUAL É FEMEA?

Então a diferença com um ano de idade mais ou menos você já consegue diferenciar, o macho normalmente tem as unhas da parte da frente mais compridas, a cauda mais longa, e a parte ventral do casco mais côncava, além de serem bem menores na fase adulta.Além do que o macho tem o orgão copulador, hemipenis que fica no interior da cauda só aparecndo no acasalamento.
A partir de que idade elas acasalam? agora está frio onde moro, é necessário um aquecedor não é?

A época de acasalamento decorre no Outono (primeira metade da estação seca). As posturas ocorrem na segunda metade da estação seca. A fêmea deposita 12 a 40 ovos num buraco que escava em solo arenoso. O período de incubação dura 10 a 15 semanas, ocorrendo os nascimentos durante o final da estação seca ou no início da estação úmida.
É sim bem interessante você colocar um aquecedor e o termômetro também pra manter uma temperatura gradável paras as tartarugas que costuma ser 28 °C.
Gostaria de saber com quantos anos eu posso dar pequenos peixes a ela , e se ela ira comer porque ela nunca comeu outra coisa a não ser ração e alface?

Pode dar sim camarões, peixes, até carne bovina que dificilmente ela irá recusar. Pode dar uma quantidade pequena uma vez na semana pelo menos sem problemas.
Gostaria de saber quanto tempo deixo o aquecedor ligado?

Então o aquecedor deve ficar ligado direto pra manter a temperatura da água, por isso , sempre é bom você estar com o termostato e verificar a temperatura d´água e ver se precisa baixar ou aumentar.

Fonte: Bichos brasil

9 comentários:

  1. Muito legal essa matéria, tenho quatro tigres d´água em um grande aquário. Eles não dão trabalho mesmo, somente pra limpar o aquário, rs rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo seu comentário , qual duvida ou sugestão tamos ai. volte sempre..abraços

      Excluir
  2. é preciso colocar aquecedor no aquario???

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos antes de tudo leiam isso
    http://www.webanimal.com.br/reptil/index2.asp?menu=legislacaotar.htm

    E lembrando que este espécie (tigre) é uma animal muito "delicado" de se criar, principalmente há muitas mortalidades desses animais por causa do mau preparo do seu habitat...

    ResponderExcluir
  4. EU QUERO TBM,MEU AQUARIO SO TA FALTANDO UMA DESSA'''''''' ONDE POSSO COMPRAR
    ////////////////////////////

    ResponderExcluir
  5. bom dia , hoje de manha vi minha tartaruga tigre d´agua soltar uma bolsa preta no rabo, ele inflou e depois entrou dentro da parte de baixo dela novamente pesquisei e não conseguir entender direito seria hemipenis obrigado desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim,
      sua tartaruga é um macho, essa bolsa é o hemipenis.

      Excluir
  6. Acho que o mais importante é verificar a procedência do animal. Como já foi citado, os grandes incentivadores e patrocinadores do tráfico desses bichos, são os compradores irresponsáveis. Infelizmente muitos ainda acreditam que animal silvestre é brinquedo.

    ResponderExcluir
  7. Queria saber se a lâmpada Osram concentra 40w 30° e apropriada pra um aquateraria da tartaruga tigre?

    ResponderExcluir

publicidade