domingo, 21 de abril de 2013

Peixe que brilha no escuro começa a ser vendido

Uma empresa de Taiwan criou e está colocando à venda peixes ornamentais geneticamente modificados, que brilham no escuro.
O peixe transgênico é um paulistinha que recebeu genes de água-viva. Seu brilho no escuro tem cor verde-amarelada.
Animais geneticamente modificados são testados freqüentemente em laboratórios, mas esta é a primeira vez que um pode ser comprado pelos consumidores em geral.
Para muitos, o peixinho será uma novidade fascinante; para outros, porém, ele vai fazer surgir temores de que esteja se iniciando uma onda de “mascotes Frankenstein”, criados pela engenharia genética.


Ameaça

A empresa de Taiwan, a Taikong Corporation, disse que o peixe, batizado de TK-1 ou "paulistinha pérola noturna", é seguro, estéril e que seu brilho não faz mal à saúde.
O TK-1 foi apresentando pela primeira vez em 2001, mas demorou mais um ano até que fosse desenvolvida uma técnica para tornar o peixinho incapaz de se reproduzir. Ele não pode cruzar com espécies encontradas na natureza.
Inicialmente, a Taikong espera vender 30 mil dos peixes, a US$ 17 cada, e depois aumentar a produção para 100 mil em três meses.
Na Grã-Bretanha, alguns analistas da indústria de peixes ornamentais e aquários manifestaram preocupação com a possibilidade de surgimento de outros peixinhos geneticamente modificados.
Eles alertam para a possibilidade, em particular, de algumas espécies tropicais serem projetadas para agüentar o frio e escaparem para os rios do país, prejudicando o atual ecossistema.

Fonte: BBC Brasil.com

0 comentários:

Postar um comentário

publicidade