quinta-feira, 25 de abril de 2013

Peixe Borboleta

habita-se os mares tropicais, entre a rica vegetação que cobre o fundo, clarões de cores brilhantes riscam a água límpida. São os peixes-borboletas - pequenos e médios, brilhantemente coloridos com delicadas tintas e uma infinita variedade de desenhos. Há cerca de 150 espécies, encontradas em todo o oceano Índico e no pacífico ocidental.
Sua beleza lhes fez merecer o nome de borboletas-do-mar ou anjos-do-mar. Vivem em cardumes, nos labirintos dos recifes de coral, abrigando-se ao menor alarme e alimentando-se de pequenos invertebrados. Muitos têm um nariz característico, alongado em forma de tubo; a boca prolongada apresenta delicados dentes. A habilidade em esconder-se torna difícil sua captura. Algumas espécies são de água doce e estão entre os mais belos peixes que podem ser criados em aquários. O caetodonte dourado é particularmente valioso. Seu corpo é pintado com listras em amarelo, branco, azul-pálido, preto e pardo. Sua barbatana dorsal, lançada para trás, com finos filamentos em forma de chicote, tem-lhe valido o nome de cocheiro. Todas as espécies são lindas.


Alimentação:
No seu habitat natural conseguem dar grandes saltos, capturando insectos que sobrevoem a superfície da água. No aquário podemos-lhe servir alimentos secos (flocos, granulados, liofilizados), ou larvas congeladas.

Reprodução: A reprodução é difícil. O peixe-borboleta coloca os ovos nas raízes das plantas flutuantes. Caso se consiga a reprodução, deve ser servido aos alevinos artémia recém-eclodida (alimento vivo).
Nome comun : Peixe Borboleta
Nome em inglês : Regal Angel fish
Nome científico: Pygoplites diacanthus
Distribuição Geográfica: América do Sul (Perú, Guiana).
Comprimento em adulto: Até 5 cm.
Tamanho do aquário: Mais de 50 litros.
Temperatura da água: 24 - 29º C
PH: 6.5
GH: 8
Fonte: Saude animal




2 comentários:

  1. Adorei o blog.
    Adoro aquários...
    Para quem mora em um espaço pequeno, qual seria o tamanho ideal?Parabéns.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ola beth tudo bem,bom isso vai depende de qual peixe vc ira criar. eu recomendaria um de 50 lt mais ou menos.por esta litragem ser de fácil estabilização e pode abrigar uma quantidade considerável de animais. Quanto maior o aquário, mais fácil é.. peixe que eu recomendaria era Colisa ,Kinguio, plati, lebiste,Ramirezi, isso para aquario de agua doce..de olhada no meu site tem dicas como monta um aquário, caso vc tenha duvida e so pergunta..abraços

    ResponderExcluir

publicidade