sábado, 20 de abril de 2013

Labeo Bicolor

Semelhante a um tubarão, esta espécie apresenta o corpo inteiro preto. A cauda tem formato triangular e coloração vermelha, contrastando com o preto do corpo. Adulto, o Tubarão de cauda vermelha mede cerca de 15 cm de comprimento. Mantido em aquário, necessita de locais em que possa se esconder. Caso contrário, pode ser agressivo com os demais peixes, inclusive os da mesma espécie.





Quanto a alimentação, o labeo bicolor é onívoro, gosta de alimentos vivos e vegetais, sendo comum vê-lo raspando as algas do aquário. Em sua dieta, devem constar artêmia salina, tubifex, alface, espinafre, pulga d'água. Reprodução muitos acham difícil distinguir o macho da fêmea, mas basta olhar para forma de seu corpo, além das fêmeas serem maiores, possuem o corpo mais ovulado. A reprodução do bicolor é muito difícil em cativeiro, mas vale a pena tentar. Coloque um casal num aquário separado, cheio de plantas, com alguns tijolos furados, eleve a temperatura para 28 graus. Assim que a fêmea depositar os ovos e o macho fecundá-los, retire-os do aquário, pois em 36 horas os ovos irão eclodir e os pais iriam comer os filhotes. Nos primeiros 45 dias os filhotes tem uma cor ligeiramente acizentada e as nadadeiras transparentes. Eles devem ser alimentados com artêmia recém-nascida e uma ração a base de gema de ovo.


Nome Popular: Labeo Bicolor
Nome Científico:  Epalzeorhynchus bicolor
Família:  Cyprinidae (Ciprinídeos)
Origem:  Tailândia, Península Malaia
Sociabilidade:  Sozinho
Comportamento:  Territorial
pH:  6.6
Temperatura:  25ºC
Tamanho do Aquário:  150 litros
Tamanho do Peixe  15 cm

Um comentário:

  1. Olá, tenho um labeo bicolor em meu aquário de 240 litros, junto com 4 kinguios e colisas, ele percebeu os kinguios, parece que cutuca eles, isso pode machuca-los? O que fazer? Obs. Dou ração flocada e de fundo à ele.

    ResponderExcluir

publicidade