sexta-feira, 12 de abril de 2013

A anêmona


A anêmona do mar é um animal bem simples, é semelhante a um saco preso por uma espécie de pé, no aquário  vive preso a um substrato e utiliza seus tentáculos urticantes para capturar seu alimento. Esses cnidários passam maior parte de sua vida em um único local, embora algumas tenham a capacidade de se mover o fazem bem lentamente levando horas para se mover centímetros. Às vezes podem pegar carona com ermitões e caranguejos, e acaba os protegendo também.
Os tentáculos e a boca/ânus da anêmona do mar esta localizado na parte superior de seu corpo, possuem uma cavidade gastrovascular que serve como o estomago. Elas podem variar de tamanho medindo de 5 cm à 17 cm, as cores são variadas. As anêmonas do mar são o grande esconderijo de peixes como o peixe palhaço, que, devido a um muco protetor não são agredidos pelas toxinas nela presentes.




Alimentação das Anemonas 

A princípio não devemos alimenta-las nas primeiras semanas.
É aconselhado alimenta-las somente na terceira semana com algum pequeno camarão ou algum frutos do mar em pequenas doses, apenas uma vez por semana. Como seu metabolismo trabalha muito lento, muita comida pode apodrecer dentro da Anemona e morrer.
Costumo comprar camarões secos, fervo na água por um minuto e congelo dentro de um recipiente plástico. Um camarãozinho por semana ja é o suficiente caso ela não seja muito grande.
De vez enquando, costumo dar uma lasca de salmão cru fresco ou White shrimp congelados que medem cerca de um centímetro.
As Anemonas ja são alimentadas pelas algas simbiontes (Zooxanthellae) e só precisam de algum complemento extra.

Reprodução das Anemonas.

A reprodução das Anemonas ocorrem no processo assexuada e sexuada.
A reprodução assexuada é feita na divisão do disco em partes dando vida a cada pedaço ou por germulação, sendo uma nova Anemona cresce dentro da outra.
Ja na reprodução sexuada, o macho espele o esperma que estimula a fêmea para que liberem os óvulos para serem fertilizados.
Acabando se o processo de fertilização, se tornam planuras e são grudadas no fundo do mar se tornando Anemonas.


0 comentários:

Postar um comentário

publicidade