quinta-feira, 28 de março de 2013

PH do Aquário

De uma maneira simplificada, podemos dizer que o pH é a escala que usamos para indicar se uma substância (no caso, a água do aquário) é ácida, neutra ou alcalina. Essa escala varia de 0 a 14, sendo que:
- ph 7 indica que a água é neutra;
- valores abaixo (<) de 7 indicam que a água é acida;
- valores acima (>) de 7 indicam que a água é alcalina.


A maioria dos peixes do aquário de água doce vive em águas em que o pH varia entre 6 e 8, sendo que na natureza o pH da água, normalmente, é constante e com variações de apenas algumas frações de unidade de pH.

Medição do Ph da água
Como exemplos de águas com pH diferentes citamos:
- Tributários de água negra do Amazonas, pH 6.0
- Rios do sudeste Asiático, pH 6.3
- Lago Chad na África, pH 7.0 
- Rios Mexicanos e da América Central, pH 7.4

Devemos lembrar que cada espécie de peixe tem necessidades específicas de pH, dependendo da região de onde ele se origina. Se não seguirmos as necessidades de pH dessas espécies, dificilmente conseguiremos ter sucesso na manutenção desses peixes no aquário.
Para medirmos o pH da água, usamos testes de pH muito simples que podem ser encontrados em qualquer loja especializada em aquarismo. Após verificarmos o pH da água, podemos corrigi-lo com substância alcalinizantes ou acidificantes, para que possamos atingir um valor que consideremos ideal para as espécies que desejamos manter no aquário.

Fonte:Web animal

0 comentários:

Postar um comentário

publicidade