quinta-feira, 28 de março de 2013

Acará Disco (Synphysodon discus)


É um peixe nativo da região amazônica principalmente dos rios Negro e Madeira é de difícil reprodução em cativeiro especialmente em aquários, no entanto criadores americanos, alemães e asiáticos tem muito sucesso na criação deles e existem muitas técnicas de reprodução em cativeirio que não desconhecidas da grande maioria dos aquariófilos principalmente aqui no Brasil , mas vou descrever alguns procedimentos que podem ajudar a consegui-lo ou pelo menos mante-los com saúde em seus aquários.

Qualidade da água: 
A água deve ser muito limpa , livre de amônia , nitritos e com a menor concentração possível de nitratos, para isso deve-se efetuar trocas parciais ( 20%) periódicamente , este período vai depender de vários fatores como o tamanho do aquário , quantidade de peixes e sistema de filtragem usado, a iluminação dever ser preferencialmente branda.
Alimentação: 
os discos podem ser problemáticos quanto à alimentação , isto pode ser corrigido deixando-os 1 ou dois dias de jejum e depois oferecer-lhes comida em flocos ou granulada grossa, para reprodução o casal deve receber alimento vivo como tubifex , pequenas minhocas , larvas de mosquito, arêmia salina, etc. A Alimentação viva pode ser substituída pelos seus equivalentes liofolisados , se aceitarem é claro. Muitos criadores experientes preferem oferecer pastas preparadas a base de coração de boi para seus discos mais adiante vou descrever uma receita de pasta que tenho usado com sucesso na alimentação de meus discos.

0 comentários:

Postar um comentário

publicidade