quinta-feira, 2 de maio de 2013

Peixe Beijador

Peixe de água doce, com coloração suave. Possui um corpo longo, levemente arredondado. Seu corpo é de duas cores, a parte superior é rosada e a inferior verde-acinzentado, e com listras horizontais bem claras. As nadadeiras, geralmente, são transparentes. Seus lábios são grossos e carnudos. Este animal tem como característica particular, a forma como chupa os lábios e “beija” outros peixes e o aquário. Daí, seu nome.
Comprimento: 25 a 30 cm
Expectativa de vida: 4 a 8 anos




Características : 
É um peixe calmo e tranquilo, que movimenta-se pouco no aquário. Quando jovem, é pacifico, mas depois de adulto pode ser agressivo com outros da mesma espécie. Portanto é recomendado que seja criado sozinho ou, no máximo, um casal. No entanto, convive bem com peixes de outras espécies, especialmente se forem pacíficos e não queiram lutar por território.

Dicas importante : É importante medir o pH da água do aquário semanalmente. Isso é fundamental para a sobrevivência dos peixes. No caso desta espécie, deve ser de 6,8 a 7,0. Qualquer variação acima ou abaixo prejudica o animal. A temperatura ideal da água varia de 23 a 27°C. Esta espécie pode se tornar territorialista e bem agressiva com outros peixes, se não tiver espaço suficiente. Também é preciso ficar atento para que não haja fortes correntes aquário, o que prejudica o peixe.

Alimentação :
Todos os peixes devem ser alimentados duas ou três vezes por dia, sempre em pequenas quantidades, que possam ser consumidas rapidamente. Não há uma quantidade pré-estabelecida de ração. Isso varia de acordo com o tamanho das espécies e o número de peixes no aquário. 
Os peixes podem comer enquanto houver alimento disponível, por isso são mais frequentes casos de doenças por excesso do que falta de comida. Cabe ao dono dosar a quantidade. Deve-se observar a velocidade que os animais comem e colocar alimento suficiente para que seja consumido em torno de cinco minutos. Se sobrarem restos no aquário, a quantidade deve ser diminuída. Se acabar em menos de um minuto, deve-se fornecer mais ração. A alimentação do Beijador pode ser complementada com algas verdes e zooplânctons, que se desenvolvem no aquário, além de artêmias.

Espaço para criação : 
O aquário para esta espécie deve ter, no mínimo, 150 litros. É recomendado que sejam colocadas diversas plantas aquáticas, pois o animal prefere este ambiente e ainda pode se alimentar.

 Fonte: IG

0 comentários:

Postar um comentário

publicidade