sexta-feira, 24 de maio de 2013

Cascudo Zebra Imperial

São belíssimos e basicamente vegetarianos, mas aceitam outros alimentos também. Eles têm hábitos noturnos e sentem-se muito mais seguros se tiverem uma toca. Um ponto fundamental na criação destes lindos peixes é a qualidade da água, a amônia tem que ser nula e de preferência com uma temperatura de 27ºC. Muito pacífico, ideal para habitar um aquário comunitário.
Apresenta corpo típico de loricarídeo , com fundo branco ou creme com listras negras , assemelhando-se à zebra.Tímido , de hábitos noturnos , pode ser agressivo com os da mesma espécie.Onívoro , porém com acentuado gosto por proteína animal. 




Reprodução : Facilmente conseguida em aquários.Na natureza ocorre na estação chuvosa que vai de julho a setembro.Em aquários , pode ser simulada com redução da temperatura em 1 ou 2 ºC e com troca parcial de água de mais de 30%.O ph deve ser ácido (entre 6,3 e 6,8 ) , a dureza carbonatada deve estar entre 4 e 6 ºdH e a dureza geral entre 5 e 8º dH.Água sem amônia e nitritos , com bastante correnteza e tocas para a desova.O início da reprodução ocorre com a fêmea ocupado uma toca e o permanecendo por 4 ou 5 dias.Nesse período o macho permanece na toca , bloqueando sua entrada.A fêmea pode desovar em torno de 15 ovos , que se fixam na parede da toca.É comum a perda das primeiras desovas e a ocorrência de ovos fungados , apesar do cuidado que lhes dispensa o macho.Os ovos férteis eclodem entre 3 e 7 dias , dependendo da temperatura.O desenvolvimento dos alevinos é rápido e o saco vitelino será todo absorvido em 10 dias.Após esse prazo devem ser alimentados com náuplios de artêmia e rações finamente trituradas.A retirada dos pais aumenta a probabilidade de sucesso.

Nome genérico : Cascudo Zebra Imperial - L046
Nome científico : Hypancistrus zebra
Aquário ideal : 200 litros
Habitat original : América do Sul Região : Bacia Amazônica
Família : Loricarídeos
Ph : min : 6 max : 7.5
Temperatura : min : 26ºc max :30ºC
GH : min 3 max:12
Tamanho máximo : 10 cm
Manutenção : Fácil
Agressividade : Mínima.
Alimentação : Ração de fundo ,larvas, artêmia,dáfnia, pepino, abobrinha, ervilhas.


Fonte : vitoria reef.

0 comentários:

Postar um comentário

publicidade