terça-feira, 9 de abril de 2013

Oscar (Apaiari) (Astronotus ocellatus)

Oscar e um peixe de  grande porte e de comportamento  que não são nada educados, com certeza o Oscar está entre os peixes preferidos mais dos aquaristas. O  seu relacionamento deste peixe com o dono chega a ser fora dos padrões de um peixe de aquário com o seu dono, chegando a  pegar  comida na mão do dono e até permitindo carícias em seu dorso.Sua origem e do Rio Amazonas seu habita-te e nos lagos de várzea e lagoas marginais. 



A decoração fica a cargo não só do aquarista, mas também do peixe que costuma fazer a decoração do aquário a seu gosto, chegando a mover pedras de tamanho considerável. Plantas são quase impossíveis de conviver no mesmo aquário de um Oscar, pois ele não deixa uma no lugar e quando você menos esperar, estarão todas boiando ou destruídas, uma alternativa é experimentar algumas mudas de Microsorium pteropus, mas ela já deve estar bem fixada quando o Oscars for colocado no aquário. Seu comportamento é bem territorial e agressivo, a não ser que seja um casal, esse sim poderá conviver num aquário sem problema, contanto que haja espaço suficiente.



Temperatura: ideal 20º a 26º C 
PH:  7,2   
Alimentação:  carnívoro guloso, os adultos gostam de minhocas, caramujos, crustáceos, insetos e peixes menores. 
Reprodução:  ovíparo, desova em pedras. É difícil determinar o sexo de um oscar jovem. Mesmo de um adulto é muito difícil e há quem diga que é completamente impossível. 
Ameaças pesca predatória, poluição, tráfico de animais, destruição do habitat.

Postado por: Leônidas (dicas de Aquário)

0 comentários:

Postar um comentário

publicidade