sexta-feira, 19 de abril de 2013

O Blue Tang(Paracanthurus hepatus)

O Blue Tang .Para quem não sabe ou não se lembra é o peixe que foi interpretado pela Dori no filme ‘Procurando Nemo’.Da família Acanthuridae esses peciformes são conhecidos também por Cirurgião Hepatus medem cerca de 20-30 cm e têm aproximadamente 75 espécies dessa família.Levam esse nome por causa da forma de sua cauda que é pontiaguda lembrando um bisturi de cirurgião.
Seu corpo é achatado e lembra uma palheta.Os olhos estão localizados na parte superior da cabeça e possuem uma boca pequena que esta localizada na parte inferior da cabeça.



Possuem três fases com cores distintas:

Fase Adolescente: Têm uma cor amarela bem vibrante que vai mudando para um amarelo misturado com azul.
Fase Intermediária: O peixe vai amadurecendo e o azul do corpo da uma escurecida e a cauda começa a adquirir um tom amarelado meio pálido puxando ao branco.As linhas cinza que vem dos olhos até a nadadeira caudal através dos flancos.
Fase Adulta: Quando estão na fase adulta o azul fica mais intenso a cauda é bem amarela e as linhas que eram cinza se tornam bem expressivas chegando a coloração preta.Os Blue Tang dependem principalmente de algas marinhas para sobreviverem em seu habitat natural são elas que lhes fornecem o sustento basicamente, além de pequenos camarões. Esses recursos estão disponíveis em seu habitat e são frequentemente objetos de competição entre eles.
São encontrados na região sudoeste do Pacífico, oceano Índico,nas costas da Austrália e África Oriental.Locais como a Flórida, Caribe, e Bahamas são encontrados em maior quantidade.
Os recifes de corais são onde costumam se abrigar durante a noite contra predadores, os peixes se escondem em seus entremeios e ficam lá para se protegerem.Os atuns e a maioria dos peixes grandes e carnívoros são seus principais predadores.
Podem viver sozinhos, em pares ou pequenos grupos de 10 a 12 indivíduos, estão sempre em águas com correntezas e que sejam transparentes.
Eles são geralmente caçados por pessoas para vendê-los em pet shops, a carne em si não é boa podendo causar até envenenamento já que esse é um dos mecanismos de defesa contra seus predadores.
Atingem a maturidade sexual em torno de 12 meses, são dióicos ou seja possuem os dois sexos separados.Fertilizam os ovos externamente e a produção ocorre durante o fim de tarde começo da noite.Esse evento é indicado pela mudança da cor azul vibrante passa a ser um azul mais desbotado.
Os machos de uma maneira estranha agressivamente cortejam a fêmea levando os ovos assim que depositados na água para a superfície.
Esses peixes são maravilhosos e é uma ótima oportunidade para conhecê-los melhor se você já tiver ou estiver pensando em montar um aquário marinho.

Tamanho mínimo aquário : 180 litros

Cuidados Nível : Fácil
Temperamento : Semi-agressivo
Compatível : Sim
Condições da água : 72-78 ° F, dKH 8-12, pH 8,1-8,4, sg 1,020-1,025
Max. Tamanho : 20-30 cm 
Dieta : Herbívoro
Origem : Fiji, Indonésia, Maldivas, Ilhas Salomão
Família : Acanthuridae

Fonte: bichos brasil

0 comentários:

Postar um comentário

publicidade