segunda-feira, 29 de abril de 2013

Acará Boca-de-Fogo

Seu nome vem devido a sua forte coloração vermelho fogo na parte inferior da boca e alargando ao longo de seu peito, alem disso possui uma mancha preta na metade inferior de seu opérculo, o resto de seu corpo possui uma coloração cinzenta azulada com pequenas machas pretas longitudinais, variando de 3 á 5.
O Acará Boca-de-Fogo é um peixe muito tímido, podendo ser facilmente criando com outros peixes, desde que sejam do mesmo tamanho ou maiores. Quando juntos com peixes de tamanho menor, esse podem parecer serem comida e o Acará Boca-de-Fogo irá atacá-los.Na época da reprodução, se tornam agressivos e fazem de tudo para defender seu território.




Dicas Importante:
São peixes bastante resistentes, porem devemos tomar cuidados simples, como não superlotar o aquário, pois ele pode ser propenso a infecções de pele e do intestino se a qualidade da água for ruim, eles também são sensíveis aos metais pesados e mudanças bruscas na qualidade da água, e a temperatura não deve ser inferior á 21°C, portando capriche na filtragem, alimentação e respeite seus parâmetros e condições.

Reprodução:

Sua reprodução ocorre facilmente em cativeiro e algo incrível de se observar, mas para que isso ocorra seus parâmetros devem ser respeitados e entender alguns particularidades de seu modo de procriação.
O macho ira dançar para a fêmea (neste momento pode se observar que suas cores estarão muito fortes, principalmente o vermelho de sua boca), se houver aceitação por parte da fêmea (caso a fêmea não o aceite, ele passara a incomodá-la, em alguns casos será necessário retira-la do aquário e introduzi-la mais tarde) eles irão limpar ao redor de uma rocha, vaso, folhas ou madeira submersa, onde a fêmea depositara de 100 á 500 ovos, logo em seguida o macho liberta o sêmen sobre os ovos fertilizando-os desta forma (uma pedra lisa dentro de uma toca é uma grande estimulo para a reprodução). A fêmea tomara conta dos ovos e o macho ficara em suas proximidades os protegendo de qualquer intruso que entre em seu território.
Passados dois dias os ovos eclodem e dão então lugar aos alevinos que começam a nadar ao final de 5 dias. Após a eclosão dos ovos os pais levam os filhos para algum buraco ou fresta que entendem como segura e se acharem necessário constroem outros buracos para segurança dos alevinos, esses buracos podem ser profundos o suficiente para alcançar o vidro do aquário. Os alevinos crescem rápido, sempre debaixo do olhar atento dos pais e quando atingem 8 cm já estão sexualmente maduros. A coloração dos filhotes é mais prateada com toques azulados, com o passar dos tempos vai ganhando mais cor, principalmente o vermelho abaixo de sua boca. Um par saudável pode se reproduzir até 5 vezes ao ano
Quanto ao dimorfismo é relativamente fácil de notar, os machos são maiores que as fêmeas, possuem cores mais fortes, alem de possuírem as nadadeiras anais e caudais mais longas, já as fêmeas possuem cores um pouco mais monótonas, as barbatanas mais curta e arredondada e são um pouco menores que os machos.


Nome popular: Acará Boca-de-Fogo
Nome científico: Foi batizado de Thorichthys meeki
Origem: São peixes nativos do México, Guatemala e Belize.
Temperatura: a água deve estar entre 24°C e 28°C, mas de preferência manter em 26°C.
PH: deve ficar entre 6.5 a 7.5
Alimentação:O Acará Boca-de-Fogo é um peixe onívoro, e costuma comer pequenos crustáceos ou ir pastar em campos de algas quando na natureza, mas se acostumam muito bem com alimentos industrializados e rações. É muito importante dar alguns tipos de alimento vivos, tubifex, artêmia, daphnia, de uma a três vezes por semana.






0 comentários:

Postar um comentário

publicidade