sábado, 30 de março de 2013

Aquecedor e Termostato Para que serve?

Olá pessoal , neste post falaremos para que server Aquecedores e termostato, qual e melhor opção para seu aquário.. vamos lá então..






Aquecedores

São equipamentos elétricos que tem como função aquecer a água do aquário. Possuem uma resistência interna, semelhante à de um chuveiro elétrico, a qual aquece com a passagem da água. Esta resistência fica, geralmente, dentro de um tubo de vidro que é submerso e ira elevar a temperatura da água ao seu redor.
O problema com estes equipamentos é que eles apenas esquentam, cabendo ao usuário saber o momento de ligá-lo e desligá-lo. Isso pode fazer com que a temperatura se eleve muito, matando os peixes "cozidos". 
Mesmo que a temperatura não se eleve tanto, a dependência de um controle humano faz com que a temperatura varie muito, o que é prejudicial a saúde dos habitantes do aquário.
Para evitar este descontrole pode-se usar um equipamento chamado termostato .

Termostato

Este é, também, um equipamento eletrônico, mas com função bem diferente. Ele irá, apenas, controlar a temperatura do aquário, ligando ou desligando o aquecedor automaticamente, ou seja, este equipamento deve estar, sempre, acoplado à um aquecedor. 
O termostato funciona através de um termômetro que indica a temperatura da água.
Desta forma, se desejamos manter o aquário a 27°C, o termostato irá ligar o aquecedor quando a temperatura estiver abaixo de 27°C e desligá-lo quando estiver acima, mantendo a temperatura estável.

Aquecedor com Termostato

Tanto aquecedores quanto termostatos podem ser comprados separadamente, mas alguns modelos de aquecedores já vêm com termostato acoplado, o que é muito prático pois dispensa o uso de vários equipamentos.

Por que usá-los ?

Uma dúvida persistente entre os aquaristas é quanto a necessidade de aquecer a água e para entendê-lá precisamos saber um pouco sobre s fisiologia dos peixes. 
Os peixes são animais pecilotérmicos, também chamados de animais de sangue frio. Isso significa que sua temperatura corporal varia em função da temperatura ambiente. 
Todo ser vivo, possui um metabolismo ajustado à uma determinada temperatura. O ser humano, por exemplo, possui uma temperatura ideal de 36,5°C. Cada espécie de peixe apresenta também uma determinada temperatura em que seu metabolismo funciona melhor. Como muitos peixes criados em aquários são de águas tropicais, apresentam uma temperatura ideal em torno de 25°C, o que pode ser difícil de se manter em algumas estações sem o uso de aquecedores. 
Caso a temperatura esteja muito acima ou muito abaixo da ideal para a especie, isso compromete o metabolismo e pode levar à morte do animal.
Variações de temperatura também podem ser muito nocivas, por isso é importante usar um aquecedor com termostato durante todo o ano para manter o aquário sempre estável. 

Qual melhor opção para meu aquário?

para se utilizar estes equipamentos.
A proporção padrão é de 1W para cada litro de água. Ou seja, se tiver um aquário de 50L, use um aquecedor de 50W de potência. Para regiões ou estações mais frias é possível elevar esta proporção para 2W por litro. Para isso, tenha sempre o cuidado de utilizar um termostato,
caso contrario poderá fazer um belo cozido, então cuidado na hora de compra
fica ai dica , duvidas deixe seus cometários.


Editado por: Dicas de aquarios

10 comentários:

  1. eu tenho um aquecedor mais ele nao tem como mudar a temperatura dele!!!!

    ResponderExcluir
  2. eu tenho um carpa quats eu posso colocar

    ResponderExcluir
  3. estou montando um aquário de agua doce de 252 litros então tenho que comprar um termostato de 250w ou de 300w?

    ResponderExcluir
  4. meu aquário tem 16 litros.comprei um aquecedor termostato de 50w. o rapaz que me vendeu disse que não tinha problema.coloquei uns 20 filhotes.morreram todos.

    ResponderExcluir
  5. Vou ter q colocar ele no benjam amim por q o fio nao alcanca a tomada posso ???? Fazernisso ???

    ResponderExcluir
  6. Olá! Estou vou montar um aquário de quase 200 litros so que na cidade que moro faz bastante calor, mesmo assim tenho que usar termostato com aquecedor? Ou tenho que apenas ter um termômetro para não deixar a temperatura? Podem me ajudar?

    ResponderExcluir
  7. Meu aquário só fica com temperatura de 30°, mesmo com o aquecedor com termostato regulado para 25°. O que faço?

    ResponderExcluir
  8. Boa noite tenho uma tartaruga aquatica e gostaria de saber qual termostato com aquecedor devo usar o aquario dela tem uns 5 litros qual potência tem q ser

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma tartaruga filhote do tamanho de uma moeda de 1 real,ela está em um aquário de 50 litros quantos watss devo comprar o aquecedor?

    ResponderExcluir

publicidade