A observação e comprovação diária dos habitantes do aquário são as medidas essenciais para a prevenção de doenças. Uma inspecção diária rápida revelará qualquer problema antes que se faça algo mais grave.
Uma inspecção inicial e um diagnóstico de uma anormalidade ou de um problema qualquer que seja, conduzirá ao tratamento oportuno e a aumentar as possibilidades de sanação.
Os peixes têm necessidades muito elementares que compartilham com a maioria das criaturas: alimento, luz e água. Os peixes também partilham a nossa aversão ao stress e à poluição e estarão mais saudáveis e serão mais felizes num meio ambiente equilibrado. Na continuação vamos explicar-te certas considerações para que possas ter um óptimo cuidado com os teus peixes.
A alimentação:
A variedade de alimentos disponíveis é enorme, e este pode ser muito chato quando tiveres de fazer a melhor escolha possível para o teu aquário. Conhecer as necessidades nutritivas dos peixes é um factor importante de saúde e longevidade. Ler bem as etiquetas antes de comprar permite fazer com que não se engane. As proporções destes diversos elementos variam consoante as espécies e suas dietas. Consulta o teu veterinário ou com o dono da loja que te vendeu o peixe para saber as necessidades especificas. Na maioria dos casos, é interessante (e também indispensável) completar a alimentação dos peixes com outras fontes de alimento apesar de serem em momentos particulares (activar ou provocar uma reprodução) ou em momentos em que os peixes necessitam de complementos.
A água:
A água limpa é tão essencial para os peixes como o ar puro para nós. Os peixes “respiram” o oxigénio da água como nós respiramos o oxigénio do ar. E é essencial que tenham todo o oxigénio que necessitam. Vai-te fazer falta uma bomba de ar para assegurar que a água contenha oxigénio em quantidade suficiente.
Nunca utilizes directamente água da torneira. Esta contém cloro e o cloro é prejudicial para os peixes. Deves utilizar os produtos que eliminem o cloro. Assegura-te também que a água que irás pôr no aquário tenha a mesma temperatura que a água que já se encontra no aquário.
A luz:
Os peixes necessitam de um meio ambiente bem iluminado, mas a luz directa de dia não é a melhor maneira de proporcioná-la. A luz do dia pode causar o crescimento de algas, o que fará com que seja mais difícil a limpeza do aquário. A utilização de uma iluminação eléctrica significa que os teus peixes têm a luz que necessitam e, ao mesmo tempo, o teu aquário fica mais bonito.
Fonte:Mundo marinho
0 comentários:
Postar um comentário