terça-feira, 30 de abril de 2013

Doenças de peixes ornamentais

Peixe como todo ser vivo,  também podem contrair doenças. É bom ressaltar que as chances de peixes ornamentais ficarem doentes são muito pequenas, se a higiene do aquário for feita periodicamente, com a troca parcial de água. Mesmo assim, os peixes estão sujeitos a contrair algumas doenças. Caso isso ocorra, o mais importante é que o tratamento seja feito num aquário à parte, que chamamos de hospital. 


veja o relato das mais comuns doenças de Peixes Ornamentais, seus sintomas e o tratamento a ser feito.


Doença
Causas e sintomas
Tratamento
Achlya ou
Saprolegnia
Manchas brancas ou tufos semelhantes a algodão.
(fungos)
Aplique um fungicida de largo espectro. Troca de 20% da água do aquário.
Costia
Falta de apetite. Manchas esbranquiçadas. Ramificações vermelhas nas nadadeiras.Aplique um fungicida de largo espectro ou um parasiticida de ação rápida. Troca de 20% da água do aquário.
Dactylogyrus ou Gyrodactylus
Falta de apetite. Inflamação e inchação nas brânquias. Turvação dos olhos. Respiração ofegante.Aplicar um antibiótico de largo espectro. Troca de 20% da água do aquário.
Hidropsia
É causada por bactérias que atacam os órgãos internos, paralizando-os. Os peixes ficam barrigudos e com as escamas eriçadas. De difícil cura.Aplicar um antibiótico de largo espectro. Troca de 20% da água do aquário.
É a doença mais comum entre os peixes. Pequenos pontos brancos nas nadadeiras ou em todo corpo. Nadadeiras fechadas. Costumam esfregar-se nas pedras. Aplicar um parasiticida de ação rápida. Recomendo desligar as luzes durante o tratamento e elevar a temperatura para 30ºC. 
Oodinium
pillularis
Podem devastar um aquário em poucas horas. O primeiro sintoma é a falta de apetite. Respiração ofegante, os peixes vão para a superfície, ficam desequilibrados. Pode haver nas escamas um brilho fraco, como veludo.Aplique um fungicida de largo espectro ou um parasiticida de ação rápida. Troca de 20% da água do aquário.
Tuberculose ou Barriga secaO peixe fica magro, com o ventre retraído. Pode ser causado por alimentação de má qualidade ou pouco variada.Aplicar um antibiótico de largo espectro. Troca de 20% da água do aquário.
Água muito
ácida
Nadadeiras fechadas, escamas eriçadas, nado irregular, tremores.Verificar o ph, aumentar com um tamponador de forma lenta e cuidadosa, pois uma mudança brusca pode matar os peixes.
Água muito
alcalina
Perda de brilho nas escamas, respiração ofegante junta à superfície. Pode haver perda das escamas.Verificar o ph, abaixar acidificante de forma lenta e cuidadosa, pois uma mudança brusca pode matar os peixes. Se for necessário um novo ajuste, faça-o somente após 4 horas para dar tempo de aclimatação aos peixes e plantas.
Buraco na cabeçaDoença dos Acarás. Atacam os órgãos internos, causando danos que podem ser irreversíveis. De difícil cura. Falta de apetite; na fase final aparecem inchações e perfurações na cabeça e no corpo. Não é muito contagiosa.Aplicar um antibiótico de largo espectro. Troca de 20% da água do aquário.
Fungo na bocaGrossa camada de fungo na boca parecida com algodão. O fungo pode estar associado a bactérias que se localizam em ferimentos.Aplicar um antibiótico ou um fungicida de largo espectro. Troca de 20% da água do aquário.
Nadadeiras roídasPodem ser vários os motivos. Geralmente são bactérias. As nadadeiras ficam esbranquiçadas e se desfazem. O ph ácido favorece o seu aparecimento.Corrigir o ph antes do tratamento. Aplicar um antibiótico de largo espectro.
Olhos inchadosPodem ser causados por bactérias (tuberculose e hidropsia), por fungo (Ichthyosporidium) ou por vermes.Aplicar um parasiticida de ação rápida, associado com um antibiótico de largo espectro. Troca de 20% da água do aquário.



0 comentários:

Postar um comentário

publicidade