sexta-feira, 29 de março de 2013

Como ter sucesso no seu primeiro aquário


Obter sucesso em um aquário significa ter peixes saudáveis, que vivem muito tempo, normalmente acasalando e procriando. Um aquário saudável deve se manter com uma boa aparencia sem depender de muita manutenção.


Ter um aquário saudável não é muito difícil nem demanda muito trabalho. Basicamente depende de algum conhecimento sobre a biologia dos seres aquáticos e um pouco de bom senso. Veja algumas dicas úteis para ter sucesso no seu primeiro aquário.
1. Tenha paciênciaComprar um aquário, monta-lo e enchê-lo de peixes tudo no mesmo dia é o erro mais comum entre os aquaristas de primeira viagem. Para preparar e condicionar o seu primeiro aquário de maneira adequada são necessários cerca de dois meses!
2. É melhor prevenir do que remediar
A saúde dos peixes depende de vários fatores. Fornecer um ambiente que minimize o stress dos peixes é uma das chaves para o sucesso de um aquário de água doce. A medida que o stress dos peixes aumenta, o seu sistema imunológico enfraquece e eles se tornam muito mais vulneráveis a doenças. Procure sempre seguir os seguintes ítens:
- realize mudanças parciais regularmente;
- não alimente seu peixes em excesso;
- utilize sistemas de filtragem eficientes;
- não superpopule o seu aquário;
- mantenha os peixes com companheiros de aquário compativeis.
3.  Compreenda e respeito o ciclo do nitrogênio (ou azoto)Os resíduos produzidos pelos peixes assim como os restos de alimentos não consumidos produzem substâncias tóxicas e mortais aos peixes  (amônia). Muitas mortes de peixes de iniciantes geralmente são resultado direto da falta de compreensão do ciclo do nitrogênio. Clique aqui para saber mais sobre o ciclo do nitrogênio.
4. Faça a manutenção periódica em seus filtros e mantenha-os limposFiltros sujos tem sua eficiência reduzida. No caso da filtragem biológica, um filtro obstruído será incapaz de remover a amônia de modo eficiente, causando stress nos peixes e podendo até causar a sua morte. Filtros biológicos ã base de esponja devem ser limpos enxaguando-os em água do próprio aquário previamente retirada para um balde. Filtros de fundo devem ser limpos através de aspiração do fundo.
5. Trate a água da torneira antes de adiciona-la ao seu aquário
Toda a agua de torneira deve ser tratada antes de ser inserida no aquário, pois contém substancias e aditivos, tais como cloro, que são tóxicas aos peixes e podem enfraquecer, danificar ou matar os seus peixes.
6. Mantenha o pH da água do seu aquário estável
Mudanças súbitas de pH causam stress nos peixes. A água do aquário tem uma tendência natural para se tornar ácida devido à produção de acido nítrico (nitratos) a partir do ciclo do nitrogénio.
7. Obtenha peixes para o tipo de água da sua região.Seleccione peixes que sejam originários de águas com características semelhantes à água da sua cidade.
8. Escolha peixes que caibam no seu aquário.
Escolha peixes que sejam compatíveis entre si e pense a longo prazo. Aquele peixe de 2 cm parece bonito na loja. Mas o que fará quando ficar com 15 cm e começar a ver os seus companheiros como refeições potenciais? Os peixes têm necessidades mínimas de espaço que dependem do seu tamanho e temperamento. Selecione peixes cujas necessidades sejam compatíveis com o seu aquário. Certifique-se que o aquário tem esconderijos adequados (pedras, plantas, troncos, etc.) para os seus habitantes.
9. Aclimatize devidamente os peixes antes de os coloca-los no aquário.
nunca  junte a água da loja á do seu aquário (pode conter doenças), e se possível, ponha as novas aquisições de quarentena 2 a 3 semanas antes de as colocar no seu aquário.
10. Compre apenas em lojas “de confiança”.
Infelizmente, muitas lojas de animais estão mais interessadas em ficar com o seu dinheiro do que em vender peixes saudáveis. Vale quase sempre a pena gastar um pouco mais para obter peixes de qualidade. Doenças introduzidas no seu aquário por peixes acabados de comprar podem infectar os outros peixes com resultados catastróficos. Comprar um peixe barato não é grande negócio se o mesmo morrer após um mês. Muitas lojas vão também tentar vender-lhe equipamento e medicamentos que não necessita. A sua melhor defesa é armar-se com conhecimentos de modo a conseguir avaliar os conselhos que lhe derem.

0 comentários:

Postar um comentário

publicidade